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Curso

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MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

A área de gestão de pessoas é muito importante para as empresas, já que ter colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados. Com o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, o aluno irá desenvolver competências que o ajudarão a gerenciar equipes de modo a agregar valor para a estratégia do negócio. O curso também busca esclarecer por que a gestão de talentos é fator essencial para o sucesso das organizações.

OBJETIVOS

Objetivos gerais do curso: 

  • Discutir a gestão de pessoas e talentos como fator crítico de sucesso para as organizações;
  • Desenvolver competências que adicionem valor ao desempenho de funções estratégicas de um gestor e líder;
  • Desenvolver a capacidade de negociar e administrar conflitos, alinhando as estratégias do negócio aos princípios da ética e da sustentabilidade

Objetivos especificos do curso:

  • Discutir as estratégias de adequação da organização no cenário contemporâneo;
  • Aprimorar habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de pessoas e equipes de alto desempenho;
  • Desenvolver habilidades para preparar o líder para enfrentar o desafio de aumentar a sua eficiência e eficácia como gestor. 

 

Público-alvo

  • Profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão de pessoas e equipes como forma de maximizar o resultado da organização e sua sustentabilidade;
  • Gestores que busquem aperfeiçoar competências relacionadas à liderança de equipes.

DISCIPLINAS

  • Coaching e Mentoring - 24h
  • Gestão de Desempenho - 24h
  • Inovação e Gestão do Conhecimento - 24h
  • Finanças para Gestores - 24h
  • Empreendedorismo na Era do Conhecimento - 24h
  • Construção de Equipes de Alto Desempenho - 24h
  • Negociação e Administração de Conflitos - 24h
  • Retenção de Talentos e Valorização Profissional - 24h
  • Gestão da Mudança e Cultura Organizacional - 24h
  • Direito Empresarial para Gestores - 24h
  • Gestão por Competências - 24h
  • Ética e Sustentabilidade - 24h
  • Liderança e Motivação - 24h
  • Gestão de Carreira - 24h
  • Comunicação Interpessoal e Corporativa - 24h
  • Aprendizagem e Desenvolvimento de Pessoas - 24h
  • Gestão Estratégica - 24h
  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento - 24h

Ementa

EMENTAS

1. Aprendizagem e Desenvolvimento de Pessoas

Evolução do processo de aprendizagem nas organizações. Ciclo de aprendizagem nasorganizações. Programas, metodologias e estratégias em educação corporativa.

2. Gestão Estratégica

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento.Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação daestratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

3. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestãoorganizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais.Desafios profissionais do Século XXI.

4. Comunicação Interpessoal e Corporativa

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico decomunicação. Barreiras à comunicação humana. Elementos fundamentais dacomunicação empresarial. Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo eplanejamento.

5. Gestão de Carreira

Tendências na gestão de carreira. Empregabilidade no mundo atual.Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo.Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Gestão de conflitos deinteresses. Gestão do tempo. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.Planejamento financeiro pessoal.

6. Construção de Equipes de Alto Desempenho

Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Gestão de equipes de altodesempenho. Estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

7. Negociação e Administração de Conflitos

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectosrelacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais deexecução.

8. Retenção de Talentos e Valorização Profissional

Retenção e desenvolvimento de talentos. Influência do contexto organizacional.Políticas e estratégias de valorização e retenção de talentos. Atração e seleção detalentos como diferencial competitivo.

9. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional

Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores elíderes na gestão da mudança. Clima organizacional.

10. Direito Empresarial para Gestores

Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticosde gestão para o fornecedor. 

11. Gestão por Competências

Gestão de competências como modelo de gestão estratégica. Implantação da gestãopor competências. Aplicação da gestão de competências nos diferentes processos.

12. Ética e Sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos.Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagemcompetitiva.

13. Liderança e Motivação

Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências.Motivação como ferramenta da liderança. Liderança e sucessão.

14. Empreendedorismo na Era do Conhecimento

Sociedade do Conhecimento e o desenvolvimento da cultura empreendedora nasempresas. Perfil do empreendedor e do intraempreendedor. Processo empreendedor, principais modelos e fontes de financiamentos. Dificuldades a serem enfrentadas:riscos, barreiras e causas de fracassos.

15. Finanças para Gestores

O que é finanças. O processo de criação de riqueza nas organizações. Os objetivos dagestão financeira e o seu impacto na gestão empresarial. Noções gerais decontabilidade e o uso dos indicadores de desempenho. A matemática financeira comoinstrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de Avaliação de Projetos deInvestimento.

16. Inovação e Gestão Do Conhecimento

Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação.Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e deinovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento doconhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.

17. Coaching e Mentoring

Processo de Coaching. Processo de Mentoring. Impactos no desenvolvimento pessoale profissional. Relação entre Coaching & Mentoring.

18. Gestão de Desempenho

Conceito e modelos de gestão de desempenho. Sistemas integrados de desempenho. Ciclo da gestão de desempenho. Avaliação de desempenho. 

É mais que MBA, é FGV.