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MBA

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MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

OBJETIVOS

  • Contextualizar a gestão estratégica de pessoas nas organizações;
  • Discutir o papel da gestão de pessoas a partir de um olhar sistêmico;
  • Apresentar o ferramental teórico contemporâneo da gestão de pessoas, associando-o às novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas;
  • Desenvolver um amplo leque de soft skills, viabilizando o aperfeiçoamento dos participantes e a eficácia na liderança de pessoas e equipes;
  • Promover a troca contínua de experiências profissionais.

Público-alvo

O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas destina-se a profissionais graduados há pelo menos três anos, em campos do saber diversos, que atuem em qualquer área organizacional e que almejem adquirir ou aprofundar conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assim como debater os desafios estratégicos da gestão de recursos humanos.

Metodologia

Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio de uma abordagem que integra teoria e prática, em consonância com os contextos econômico, social e regional dos locais onde os cursos são ministrados. O conteúdo das disciplinas é agrupado em eixos temáticos que visam atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional dos alunos. Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com o suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento e em qualquer um dos seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, o ambiente dá acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino- aprendizagem e facilitam a comunicação. As atividades práticas também podem ser desenvolvidas como apoio de estudos de caso, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os a aplicar os seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.

Ementa

1. Estratégia corporativa e de negócios - 24h/a

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. BalancedScorecard (BSC).

2. Clientes e mercados - 24h/a

Conceitos e definições básicas de marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da propostadevalor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de marketing. Mix de marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Tendências do marketing: marketing digital e neuromarketing.

3. Relações de trabalho - 24h/a

Relações de trabalho nas organizações. Contrato de trabalho e contrato psicológico. Terceirização e outros tipos de contrato de trabalho. Relações sindicais. Aspectos legais da gestão da força de trabalho. Saúde ocupacional do trabalhador, assédio moral e assédio sexual.

4. Liderança de equipes de alto desempenho - 24h/a

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

5. Finanças para não financeiros - 24h/a

O que são finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo decaixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

6. Desafios do negócio - 24h/a

     1. Objetivos de Aprendizagem

• Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio e aplicá-lo à soluçãode um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio;

• Observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados;

• Planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação de um negócio específico;

• Elaborar uma ação empreendedora, envolvendo estratégia e inovação.

     2. Metodologia

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e a exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.

     3. Avaliação

A avaliação da disciplina se dará a partir da produção de um trabalho a ser realizado de acordo com as orientações do professor.

7. Mudança e cultura organizacional - 24h/a

Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.

8. Responsabilidade social e diversidade - 24h/a

Responsabilidade social corporativa. Relatórios GRI. Responsabilidade social e diversidade da força de trabalho. Conceitos-chave ligados à diversidade: estereótipos, preconceito, discriminação e estigma. Vantagens da inclusão e da diversidade organizacional e políticas de diversidade.

9. Economia comportamental e tomada de decisão - 24/a

Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

10. Gestão da inovação - 24h/a

Inovação e conhecimento. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento, sustentabilidade da organização e inovação. Aprendizagem contínua. Compartilhamento do conhecimento. Processo de gestão do conhecimento.

11. Estrutura e processos organizacionais - 24h/a

A Organização e as suas dimensões. Ambiente externo e pilares da estrutura organizacional. Desenhos organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Processos organizacionais.

12. Desafios organizacionais - 24h/a

     1. Objetivos de Aprendizagem

• Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo. Desafios organizacionais e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito da organização;

• Observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados;

• Planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação da organização;

• Resolver questões que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional do ponto de vista da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos.

     2. Metodologia

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público- alvo do curso.

     3. Avaliação

A avaliação da disciplina se dará a partir da produção de um trabalho a ser realizado de acordo com as orientações do professor.

13. Negociação e administração de conflitos - 24h/a

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

14. Atração, seleção e retenção de pessoas - 24h/a

Processos de atração, seleção e retenção de pessoas. Estratégias de atração de pessoas. Métodos de seleção. Políticas de retenção. Proposta de valor para o empregado (EVP). Engajamento no trabalho.

15. Autoconhecimento e trajetória profissional - 24h/a

Transformações no mundo do trabalho. Gestão da carreira. Competências de carreira. Autoconhecimento. Empregabilidade e futuro do trabalho. Desafios contemporâneos na gestão da carreira.

16. Comunicação interpessoal e corporativa - 24h/a

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.

17. Gestão estratégica de pessoas - 24h/a

Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.

18. Desafios da gestão de equipes - 24h/a

     1. Objetivos de Aprendizagem

• Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo. Desafios da gestão de equipes e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à gestão de recursos humanos;

• Praticar os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes cenários, reais ou simulados;

• Planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional;

• Elaborar uma ação de gestão de RH envolvendo estratégia e inovação.

     2. Metodologia

A disciplina será baseada na investigação de um fenômeno contemporâneo, presente em um contexto real, propondo questões e apontando caminhos para respondê-las. A partir de observações empíricas, o aluno deverá analisar dados, sendo provocado a avaliar opções e exercitar a sua capacidade de decisão, observando os fundamentos da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, estudos de caso, jogos práticos, simulações reais ou visitas guiadas. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público- alvo do curso.

     3. Avaliação

A avaliação da disciplina se dará a partir da produção de um trabalho a ser realizado de acordo com as orientações do professor.

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