Nova plataforma digital fornece informação eleitoral rápida

  • Home
  • Notícias
  • Nova plataforma digital fornece informação eleitoral rápida

 

Quer saber qual o percentual do Congresso Nacional foi renovado? Descobrir quantas mulheres foram eleitas para o Executivo e o Legislativo? Se aumentou ou não o número de negros no Parlamento? Se foi grande a abstenção nas eleições de outubro? Qual o percentual de votos brancos e nulos? Essas e outras perguntas podem ser respondidas em 15 segundos pelo banco de dados do CepespData, uma iniciativa do Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas (FGV Cepesp).

Com base nos dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o FGV Cepesp criou a plataforma digital que agiliza e facilita o acesso do público às informações sobre as eleições desde 1998. Nas eleições de 7 de outubro será possível cruzar dados sobre candidatos presidenciais, senadores, governadores, deputados federais – inclusive por município -, governadores para obter a informação que o usuário necessitar. Assim como já existem informações sobre deputados estaduais.

Até o final do ano, acessando a plataforma CepespData será possível ainda encontrar a arrecadação de cada candidato, seu gasto de campanha e perfil de cada candidato. Com esses dados em mãos será mais fácil entender quem terá direito ou não à chamada cláusula de barreira. Aprovada em outubro do ano passado por Emenda Constitucional, a medida restringe o acesso dos partidos a recursos do Fundo Partidário e ao tempo de rádio e televisão, com exigências gradativas até 2030.

O CepespData contém informações sobre todos presidentes, governadores, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores eleitos nos últimos cinco pleitos.

Para conhecer a plataforma, acesse o site do CepespData.

 

Fonte: Portal FGV

 

 

Voltar

Área do aluno

Para ter acesso a área do aluno, digite seu nome de usuário e senha.

Twitter @ISAN_FGV

Carregando...