Seminário debate desastres ambientais e experiências nacionais e internacionais

  • Home
  • Notícias
  • Seminário debate desastres ambientais e experiências nacionais e internacionais

Às vésperas de completar dois anos do desastre ambiental da cidade de Mariana, em Minas Gerais, a Fundação Getulio Vargas estruturou o seminário “Desastres Ambientais: Experiências Nacionais e Internacionais”, que será realizado, no dia 13 de setembro de 2017. O evento visa não só retomar esse importante debate para a sociedade, ao tratar da situação atual e das perspectivas do Rio Doce, como também tem o propósito de ampliar as discussões para outros casos. O seminário conta com apoio do Consulado Geral da República Federativa da Alemanha no Rio de Janeiro e acontece a partir das 9h, no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Botafogo).

Para dar início às discussões sobre o tema foram convidados o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, os governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, Fernando Pimentel e Paulo Hartung, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, o procurador da República do Ministério Público Federal, José Adércio Leite Sampaio, o representante do povo indígena Krenak, Geovani Krenak, e o cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Klaus Zillikens. O evento também terá participação do prefeito do município de Mariana, Duarte Júnior, do diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, além do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, do diretor da FGV Projetos, Cesar Cunha Campos, entre outras autoridades e especialistas. 

O seminário apresentará experiências nacionais e internacionais de destaque, como a criação de Ecovilas e o trabalho realizado pela Associação de Águas EmscherGenossenschaft, em Essen, na Alemanha, cidade que recebeu o título de Capital Verde da Europa 2017. O evento abordará ainda a visão do Poder Judiciário sobre o assunto e os aspectos legais que dizem respeito a questões ambientais. Também serão discutidos temas relacionados à governança das águas, políticas públicas e ações compensatórias.

Antecedendo o seminário, serão realizados nos dias 11 e 12 de setembro uma sequência de masterclasses e um workshop, respectivamente. A masterclass reunirá estudantes, professores e especialistas interessados em meio ambiente. Já o workshop será um evento fechado no qual um grupo de especialistas do Brasil e de outros países analisará tópicos específicos sobre meio ambiente, como o caso de Mariana. As principais propostas e soluções debatidas no workshop serão apresentadas no seminário. Ambos serão ministrados em inglês.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Fonte: Portal FGV

Voltar

Área do aluno

Para ter acesso a área do aluno, digite seu nome de usuário e senha.

Veja nossa estrutura

Twitter @ISAN_FGV

Carregando...